terça-feira, 11 de outubro de 2011

O que é

Verbo= Verbo é o nome dado à classe gramatical que designa uma ocorrência ou situação. É uma das duas classes gramaticais nucleares do idioma, sendo a outra o substantivo. É o verbo que determina o tipo do predicado, que pode ser predicado verbal, nominal ou verbo-nominal. O verbo pode designar ação, estado ou fenômeno da natureza.
ex:andar,cantar,correr...

Substantivo= Substantivo é toda a palavra que denomina um ser, é usada para nomear pessoas, coisas, animais, lugares, sentimentos e normalmente vem precedida de artigo. O adjetivo, o numeral e o pronome também acompanham o substantivo.


Adjetivo= adjetivos são palavras que atribuem uma qualidade a um objeto (substantivo), por exemplo: a "casa" (objeto-substantivo) é "bonita" (adjetivo-qualidade da casa). espero que tenho conseguido ajudar.

Numeral= É a palavra que designa um número.

Dois é um numeral, quinze é um numeral.

Um é tanto um numeral quanto um artigo indefinido.


Pronome= Palavra que na oração substitui o nome ;pronome adjetivo-
aquele que corresponde a um substantivo modificado por adjetivo,-determinativo e equivale a terceira pessoa gramatical, pronome oblíquo-variação do pronome pessoal
empregado como conplemento do verbo, pronome pessoal
aquele designa as tres pessoas gramaticais, pronome reflexivo- pronome obliquo que faz recair a ação verbal sôbre o própio sujeito que a pratica.

Preposição= preposição é o termo que liga substantivo a substantivo, verbo a substantivo, substantivo a verbo, adjetivo a substantivo, advérbio a substantivo, etc.

Interjeição = Interjeição é uma palavra ou locução com que se exprime um sentimento de dor, de alegria, de admiração, de aplauso, de irritação etc.

Artigo= Artigo é uma palavra que pode preceder um substantivo, classificando-o quanto a gênero e número, ao mesmo tempo em que especifica ou generaliza.

Advérbio= é a palavra que da característica ao verbo. Ex:

'Um lindo balão azul atravessava lentamente o céu. '
o Lentamente caracteriza o atravessava


Conjunção= São palavras invariáveis que servem para conectar orações estabelecendo entre elas uma relação de dependência. Ex: e, com, porque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário